Perguntas Frequentes

Olá, como podemos ajudar?

A consignação é um tipo de procedimento de venda no qual o fornecedor disponibiliza para o empresário vendedor uma determinada quantidade de produtos, com margem previamente definida, e cujo acerto é realizado em data acordada.

Ao consignar os seus artigos, terá alguém fiel depositário (Sótão) que irá trabalhar de várias formas para publicitar e comercializar os seus artigos, conservando a sua privacidade e retirando-lhe essa tarefa de tentar encontrar um cliente. Também legalizará essa transacção visto que o fiel depositário (Sótão) irá facturar e pagar os impostos de acordo com a lei. O proprietário dos artigos fica isento.

O Sótão paga aos seus fornecedores no dia 16 de cada mês, referente às vendas do mês anterior. Os pagamentos podem ser feitos em dinheiro, cheque ou transferência bancária.

O Sótão emite um documento oficial, “Guia de Consignação”, onde ficam acordados os preços de todos os artigos que deixar para venda. Conforme forem vendidos e pagos, é emitido um “Comprovativo de pagamento”, que lhe permite cruzar a numeração com a “Guia de Consignação” e assim controlar todo o processo.

O Sótão não cobra nenhum valor por receber os seus artigos. No entanto, não pode levantá-los antes de 2 meses a contar da data da Guia de Consignação. Se o fizer, terá que pagar a margem que seria obtida na venda desses artigos.

Por norma, quem compra os artigos na loja não tem informação de quem é o anterior proprietário. Essa informação é privada. Da mesma forma, o fornecedor não saberá quem foi a pessoa que comprou. As transacções comerciais feitas na loja recaem apenas na informação do objecto e não na informação do anterior proprietário.

O Sótão não vende roupa. A excepção recai em trajes específicos ou antigos, como por exemplo o típico “capote” ou chapéus de época. Essa selecção é feita pelo Sótão.

O Sótão permite pagamentos por Transferência Bancária, Multibanco, Visa, Visa Electron, Interlink, Mastercard, Maestro, JCB, Union Pay Debit, Union Pay Credit, e Union Pay Q-Cash e MBWay.

O Sótão é líder do mercado, com 10 anos de história e experiência. Ajudamos a avaliar o melhor possível os seus artigos.

O Sótão poderá comprar directamente ao fornecedor, mediante apresentação de identificação (Cartão de Cidadão) e assinatura de Recibo. O valor neste caso tem que ser simbólico, já que o risco da não venda recai totalmente sobre o Sótão. O proprietário ganha mais dinheiro por trabalhar à consignação, embora possa demorar mais tempo para vender. Por isso, a compra directa não é a regra do Sótão.

O Sótão combinará consigo a possibilidade de efectuar a entrega. Dispomos de uma carrinha.